Aqui segue o modelo para elaboração do pôster/banner a ser apresentado na SESSÃO CAFÉ COM PÔSTERES:
clique aqui: MODELO DE PÔSTER/BANNER
PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE PÔSTERES
Sessões de Pôsteres:16h30min -17h00min
PRIMEIRO DIA- SESSÃO 1- 12 /09/23, 16H30 – UFF
Dia 12 de setembro: Instituto de Letras da UFF- Campus Gragoatá
Coordenação: Milene Maciel Carlos Leite (CAp UERJ), Thaís de Araújo da Costa (UERJ) e Fernanda d’Olivo (CAp- UERJ) , Joyce Palha (UFS)
COVID-19 E ELEIÇÕES: A CIRCULAÇÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO SOBRE O JORNALISMO TRADICIONAL NAS REDES SOCIAIS
Marianna da Silveira Figueiredo Carvalho e Carvalho de Araujo - UFF/FAPERJ
A LINGUAGEM E SEU FUNCIONAMENTO: AS FORMAS DO DISCURSOE SEUS EFEITOS: UM GESTO DO/NO PROFLETRAS UNEMAT CÁCERES
Maristela Cury Sarian – UNEMAT
Vera Regina Martins e Silva – UNEMAT
UM TWEET VINDO DOS PORÕES DA DITADURA: ATUALIZAÇÕESDO DISCURSO AUTORITÁRIO
Ana Elisa Volpato Ortolano – UNICAMP
O DISCURSO AUTORITÁRIO INSTITUCIONAL E O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA: SENTIDOS EM DISPUTA
Mariana Vieira Domingues – UFF
PEDAGOGIZAÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO NO ESPAÇO ESCOLAR
Tatiana Freire de Moura -FME-NITERÓI/RJ
Ulisses da Silva Gomes - PPGEL/UFF
Fernanda Gonçalves de Laia – SEEDUC-RJ
DISCURSO PEDAGÓGICO E RESISTÊNCIA: PERCUSOS DO DIZER SOBRE/DA MULHER NEGRA NA SALA DE AULA
Raquel Danielli Mota – UFF
O DISCURSO PEDAGÓGICO E O PRETUGUÊS
Janara Puchulate de Moraes – Profletras- FFP-UERJ
O QUE AFETA AS MULHERES NEGRAS ME AFETA TAMBÉM: POR MAIS SENSIBILIDADES EPISTÊMICAS RACIALIZADAS NAS UNIVERSIDADES.
Ovídio C. Batista Jr – UFMS
O ARQUIVO PEDAGÓGICO E A PROMOÇÃO DA AUTORIA NA ESCOLA
Fernanda Cruz de Oliveira Garcia – Profletras- FFP-UERJ
Por uma história da disciplinarização da Linguística nas Universidades do Rio de Janeiro: Constituição dos saberes linguísticos, consolidação institucional, circulação e testemunhos
Guilherme Costa Meneses – UFF
Ana Beatriz Ribeiro Barbosa – UFF
LÍNGUA, POVO E NAÇÃO: COMO ESSA RELAÇÃO SIGNIFICA EM DIZERES DE SAID ALI?
Bruna Alves Goulart – ILE-UERJ
Políticas de regulação da produção e da circulação do conhecimento: organização de arquivo e análise do ‘mercado de ciências’
Marcos Ygor Dutra – UFF
OS SENTIDOS E OS SUJEITOS DO PROJETO DE VIDA
Dener Gabriel Ferrari – Unicamp
A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO FONTE DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE AFETIVIDADES
Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira – CAp-UERJ
“Acabou o Recreio”: Análise dialógica dos discursos sobre o retorno das aulas pós pandemia do novo coronavírus
Auxiliador Jairo de Sousa - PUC-RS
O FIO DA LÍNGUA DE ARTHUR BISPO DO ROSARIO E A COSTURA DE UM ARQUIVO EM ANÁLISE DE DISCURSO
Vitor de Mello Netto – UFF
Curso de Linguística Geral: Discurso Pedagógico?
Kitylla Gevezier Paredes – UFF
SEGUNDO DIA- SESSÃO 2- DIA 13/09/23, 16H30 – UERJ- SÃO GONÇALO - FFP– UERJ TÉRREO- BLOCO C
Faculdade de Formação de Professores da UERJ – campus São Gonçalo
Térreo do Bloco C
Coordenação:Fernanda d’Olivo (CAp- UERJ), Joyce Palha (UFS) e Thaís de Araújo da Costa (UERJ) , Rívia Fonseca (UFRRJ) , Tatiana Freire de Moura (FME-Niterói)
Efeitos de sentido de saberes e sistema na BNCC – Ensino Fundamental Anos Iniciais
Luana Rodrigues Machado - PPLIN – UERJ
EMPODERAMENTO FEMININO E SEU SILENCIAMENTO NO DISCURSO NEOLIBERAL
Daniela Mello Mendonça - PPLIN-FFP-UERJ
AINDA SOBRE O BRASIL (EM) 2035: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E EDUCAÇÃO EM UM PROJETO DE NAÇÃO
Bruna Caires Delgado – UNICAMP
Michel Marques de Faria – UNICAMP
TEXTUALIZANDO SENTIDOS (NÃO) DOMINANTES: O PROJETO ARQUIVÃO NIKITY E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO
Eber Fernandes de Almeida Júnior – UFF
Rafaela dos Santos Ribeiro – UFF
DE PRODUTOS A SUJEITOS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Beatriz Paragó – UFF
A ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA
Juliana Rodrigues da Silva – ILE-UERJ
Thais dos Santos Andrade Pinho – ILE-UERJ
O DISCURSO POLÊMICO e a CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-AUTOR
Andréa Costa Alegria – PPLIN-FFP-UERJ
CONSURDO: APLICATIVO DE SMARTPHONE SOBRE POLÍTICAS LINGUISTICAS PARA SURDOS.
Luciana Gonçalves Rangel Maneschy – INES
UMA PROPOSTA DISCURSIVA NO DIGITAL PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA COM SURDOS: ASSUNÇÃO DA AUTORIA NA ESCOLA.
Rose Valeria Vieira Bianchi – INES
PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO COM O INDÍGENA E SUA CULTURA A PARTIR DE PRODUÇÕES ESCRITAS ESCOLARES: UMA PROPOSTA DE (RE) CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
João Gabriel de Vasconcelos Nascimento- PPLIN-FFP-UERJ
LABORATÓRIO DE ESCRITA: VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS ATUANDO NAS PRODUÇÕES DE SENTIDO
Anna Luiza Tomé – ILE-UERJ
Caroline Cabral Ladislau – ILE-UERJ
Giovana Cerqueira Lopes Nunes – ILE-UERJ
ASPECTOS DISCURSIVOS NO TEXTO JORNALÍSTICO: A “VAZA JATO” EM VEJA E CARTA CAPITAL
Elisabete de Jesus Estumano Freire - CELLP-UERJ
O EFEITO DE CENSURA E O PROCESSO DE SILENCIAMENTO PRODUZIDO PELO DISCURSO DOS CONSUMIDORES: SOB A INTERDIÇÃO DA PEÇA PUBLICITÁRIA - PEDOFILIA, NÃO.
Eliane Cristina Ormonde Leitão Mosquezi
TERCEIRO DIA- SESSÃO 3- 14 /09/23, 16h30 – UFF
Instituto de Letras da UFF- Campus Gragoatá
Coordenação: Rívia Fonseca (UFRRJ), Silmara Dela Silva (UFF) e Milene Maciel Carlos Leite (CAp UERJ), Ulisses da Silva Gomes (PPGEL/UFF) e Fernanda Gonçalves de Laia (SEEDUC-RJ)
ALEMANHA 7 X 1 BRASIL: A DISCURSIVIZAÇÃO MIDIÁTICA DO EVENTO MAIS ACACHAPANTE DO FUTEBOL NACIONAL
Pedro Henrique Dantas da Cruz Kelly – UFF
ANÁLISE DO DISCURSO E INFLUÊNCIA DO GÊNERO FANFIC NA CONTEMPORANEIDADE E SUA HISTORICIDADE, SUJEITOS E LINGUAGEM
Vitor Calebe Alves e Souza (UFF)
A FICCIONALIZAÇÃO DA MULHER SURDA EM CRISÁLIDA: DISCURSOS, SENTIDOS E HISTORICIDADES
Maria Eduarda Toluz Medeiros Nogueira –UFMS
A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA INTERSECÇÃO ENTRE A ESCRITA CIENTÍFICA E A ESCRITA DE SI
Monalisa Iris Quintana- UFMS
ENTRE O MESMO E O DIFERENTE: DOIS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO OUTRO PARA CASAMENTO E FAMÍLIA EM RELACIONAMENTOS HOMOAFETIVOS NO INSTAGRAM
Anderson de Almeida Santos – UFBA
Palmira Virginia Bahia Heine Alvarez – UEFS
DO RELATO ÍNTIMO À CONVOCAÇÃO: A DISCURSIVIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA MÉDICA NA CAMPANHA #ONDEDÓI
Amanda da Silva Duarte MESTRANDA – UFMS
ENADE: ESPAÇO DE DISCURSOS DO GOVERNO EMPRESARIAL NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS
Virginia Sene Fernandes –UNISANTOS
CONSTRUINDO O ARQUIVO SAID ALI
Daniele Barros de Souza – ILE-UERJ
Thairly Mendes Santos - ILE-UERJ
ARQUIVO CLÓVIS MONTEIRO: TENSIONANDO DIZERES
Nicole Cavalcante Duque Gredilha Coelho – ILE-UERJ
O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DA GRANDE MÍDIA SOBRE ALIMENTAÇÃO NA PANDEMIA
Raquel Anne Lucas Magalhães – UFF
(RE)CORTES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O CALVO DA CAMPARI E O MOVIMENTO REDPILL
Victória Menezes Rocha – UFF
Marianna da Silveira Figueiredo Carvalho e Carvalho de Araujo – UFF
Entre fato e fake: uma análise do discurso jornalístico sobre as fake News
Ana Clara Ferreira Pina – UFF
DA MERITOCRACIA AO DISCURSO DE ÓDIO: A MEMÓRIA DISCURSIVA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA CHARGE
Amanda Batista da Silva – UFLA
Wesley Felipe Andrade Assis – UFLA
“ERA UM CALABOCA”: SILENCIAMENTO E RESISTÊNCIA NO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE BRAGANÇA, PARÁ
Fernanda Campos de Araújo – UFPA
Nádia Sueli Araújo da Rocha – UFPA
Norma Cristina Vieira Costa –UFPA
Bullying e corpo: a violência em funcionamento pela linguagem
Thaís Silva Marinheiro de Paula – FFCLRP-USP
UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS/SOBRE EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELAS NOMEAÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1980
Daiana Marques Sobrosa – UFSM
Laura Velasques Gomes- UFSM
DISCURSIVIZAÇÃO RELIGIOSA E POLÍTICA: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA SOBRE A HOMILIA PROTESTANTE NO PERÍODO ELEITORAL DE 2022 NAS IGREJAS NO BRASIL
Ana Luiza Soares Cortes Silva – UFV
Yasmin Freitas Oliveira - UFV