II ENCONTRO NACIONAL EM ANÁLISE DE DISCURSO:
Conhecimento, História e Língua
PROMOÇÃO:
Grupo de Pesquisa: Conhecimento, História e Língua (GPeCHeLi/CNPq);
Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGML);
Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL);
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (PPGMEPE) e
Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais (PPGMHEC).
APOIO:
Departamento de Línguas Vernáculas;
Departamento de Ciências Sociais e Ambientais;
Núcleo de Ciências Humanas e
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
APRESENTAÇÃO:
Em consonância com o regimento do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, do Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar e do Programa de Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais pretenderemos com esse evento: incentivar e promover a pesquisa e o aprimoramento do recurso humano nas áreas de Letras, Linguística, História, Literatura e Educação no escopo de atuação da instituição que o mantém. Nos possibilita e nos põe a refletir sobre o desenvolvimento de práticas que trabalhem e possam fazer circular o conhecimento produzido em diferentes perspectivas dos estudos no campo da linguagem. O Evento, que terá a sua realização nos dias 25, 26 e 27 de julho, de 2018, constitui-se no desdobramento de um Projeto de Extensão (A produção histórica do conhecimento sobre a língua e sua diversidade) que pertence a um trabalho maior que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa: Conhecimento, História e Língua (GPeCHeLi/CNPq).
Com este Projeto de Extensão, estamos dando continuidade às nossas reflexões (estudos) acerca da produção do conhecimento sobre a língua no Brasil, consolidando um espaço de discussão dos principais resultados das pesquisas desenvolvidos junto a outros pesquisadores de outras instituições de diferentes regiões do Brasil e do exterior, bem como dos trabalhos de dissertação defendidos sob nossa orientação ou avaliação, ao longo do período de execução desse Projeto. Para a realização do Evento, convidaremos professores especialistas na área para participarem de nossas mesas-redondas, das conferências, minicursos, simpósios temáticos, seminários integrados e de outras atividades acadêmico-científicas e culturais. Focaremos, nesse Encontro, os estudos em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas e suas relações com outros campos do saber como a História, a Educação, a Literatura, os Estudos culturais etc., para tratarmos de questões como Conhecimento, História e Língua.
A proposta desse evento é, como já dissemos, tomando a posição da análise de discurso, e pensando o conhecimento como discurso (PÊCHEUX, 1975; ORLANDI, 2002), visar não a reconstrução de uma história, mas o processo pelo qual ela se conta. Colocamos o processo de produção do conhecimento sobre a língua (e sua diversidade) como objeto de discussão na sociedade, na história, pela língua, voltando-nos para a própria compreensão da história como produção de sentidos, isto é, como sujeita a interpretações. Almejamos refletir sobre o processo histórico de sua produção, articulado a uma dada formação social em um momento determinado de sua história (sua formação ideológica), tomando a língua como materialidade específica do discurso e o discurso como materialidade específica da ideologia (Pêcheux, 1975). Dessa forma, a realização desse evento é de fundamental importância para consolidar a pesquisa científica e mais, particularmente, a pesquisa relativa aos estudos da linguagem, em nossa universidade. Com este evento, visamos, justamente, isso: dar visibilidade ao campo específico de conhecimento da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux, na França, e introduzida por Eni Orlandi, no Brasil, bem como aos estudos que têm se configurado na área da História das Ideias Linguísticas, em ambos os países. Portanto, a proposta deste presente projeto constitui-se em organizar um momento de reflexão acerca das principais questões estudadas, ou seja, do percurso de (re) construção teórica por que passou (e passa) a Análise de Discurso desde sua fundação por Michel Pêcheux e seus colaboradores. O quadro teórico-epistemológico da Análise de Discurso é constituído por três regiões de conhecimento distintas: a Linguística, o Materialismo Histórico e a Psicanálise. A temática de nosso Evento (conhecimento, história e língua) toca nessa questão de constituição própria da Análise de Discurso a que ela volta/retorna sempre. Foi pensando nisso que constituir um espaço de discussão sobre o processo de produção do conhecimento, pela língua, na história, pela perspectiva teórica da Análise de Discurso, interrogando-nos pelo seu estatuto, sua filiação, etc., torna-se fundamental para os estudos que estamos empreendendo com nosso Grupo de Pesquisa, do qual este projeto é parte constitutiva. Foi no interior dessa questão que firmamos nossa proposta de gestão e realização do II ENCONTRO EM ANÁLISE DE DISCURSO: Conhecimento, história e língua, juntamente com o I SIMPÓSIO em Conhecimento, História e Língua.
RESUMO:
O “II ENCONTRO EM ANÁLISE DE DISCURSO: Conhecimento, história e língua” e o “I SIMPÓSIO em Conhecimento, História e Língua” se definem como um acontecimento em que estudantes, professores e especialistas na área da Análise de Discurso se reunirão com o propósito de refletir – através de comunicações, mesas-redondas, palestras, conferências e minicursos – a relação constitutiva entre linguagem e exterioridade (ideologia, história). Os Eventos tematizarão uma das questões decisivas para a Análise de Discurso que é a ideologia, conceito este filiado ao materialismo histórico (e ressignificado na Análise de Discurso materialista), partirão dos estudos de Michel Pêcheux (na França) e Eni Orlandi (no Brasil), autores que fundamentarão, principalmente, toda a discussão e as problematizações em torno do objeto em estudo no evento. Desse modo, o conceito de língua, em relação aos conceitos de história e de conhecimento, será o tema central do encontro e do simpósio. Compreendida enquanto materialidade específica do discurso, é na e pela língua que se dão os processos de produção de sentidos nas relações sociais, na história. Interessa a discussão sobre o processo de produção do conhecimento sobre a língua, sobre a história e sobre o próprio conhecimento que está sendo produzido na contemporaneidade. A problemática da diversidade vista discursivamente e o modo como ela é significada relativamente à língua, na história, bem como a produção do conhecimento em torno dela, constituem o mote de nosso evento.
JUSTIFICATIVA:
O presente evento se constitui como um importante momento de discussão teórico-científica, além de propiciar aos mestrandos uma melhor compreensão acerca do conhecimento, e da sua produção, relativamente às questões da linguagem, como parte da formação social e de suas práticas, sendo a prática científica, hoje, a prática em que se legitima a produção do conhecimento. A possibilidade de discussão teórico-metodológica em um evento científico como este, oferece aos alunos, mestrandos ou graduandos em geral, a apropriação de conhecimentos desenvolvidos na área da linguagem, especialmente, os desenvolvidos na disciplina de Análise de Discurso. Dessa forma, acreditamos que com este evento abriremos espaço para que nossos alunos regulares dos Programas de Mestrado envolvidos neste projeto possam dar continuidade a suas pesquisas, em Análise de Discurso, tendo um direcionamento teórico-metodológico mais específico, apoiado em reflexões e contribuições produzidas por especialistas da área.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Oferecer um espaço de discussões teórico-metodológicas aos nossos acadêmicos, refletir sobre a prática política e ideológica de produção de conhecimento e promover um espaço de leitura e de reflexão sobre a leitura de arquivos.
Objetivos específicos: O evento tem como escopo principal possibilitar aos mestrandos a apresentação de trabalhos inscritos no quadro teórico da disciplina da Análise de Discurso que tem sua filiação em Michel Pêcheux e Eni Orlandi.
PÚBLICO-ALVO:
A presente proposta dirige-se aos discentes, principalmente, os que estão matriculados nos Programas (Mestrado Acadêmico em Letras, Mestrado Acadêmico em Estudos Literários, Mestrado Profissional em Educação Escolar e Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais), alunos regulares, como comunicadores, a toda comunidade acadêmica desta instituição, bem como da comunidade externa. Visamos também à qualificação de nossos discentes, propiciando condições de docência e de pesquisa na Universidade e na região amazônica, acerca do conhecimento do funcionamento da linguagem. Nesta segunda edição, temos como objetivo ampliar a participação de pesquisadores doutores e discentes em formação (doutorado, mestrado e iniciação científica) de outras regiões do país.
RESULTADOS ESPERADOS:
Esperamos com este Encontro e com este Simpósio divulgar os estudos realizados acerca da Análise de Discurso, sob a perspectiva teórica de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Ao fim dessas pesquisas, visamos além de constituir uma reflexão sobre a língua no Brasil – que considerasse a relação constitutiva entre sujeitos e sentidos, tomando as leis e os órgãos onde elas são formuladas, instituições consideradas patrimônios culturais e turísticos como: a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, etc., como lugar de observação de como os sentidos são interpretados, instituídos e significados, pelo trabalho com a memória e de arquivos, da forma como entendemos essas noções na Análise de Discurso, de filiação pecheuxtiana – buscaremos oferecer à comunidade acadêmica uma discussão desses principais resultados, enfatizando a pesquisa que temos feito junto à instituição na área da linguagem.
REFERÊNCIAS:
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