SESSÃO DE LANÇAMENTOS DE LIVROS
DIA 26 DE JULHO DE 2018
DAS 14H00MIN ÀS 15H30MIN
LOCAL: AUDITÓRIO DA UAB - CAMPUS UNIR: JOSÉ RIBEIRO FILHO
Coordenadora: Profa. Dra. Marília Lima Pimental Cotinguiba
TÍTULO DO LIVRO: |
HUMORLESS APPROACH: ANÁLISE DISCURSIVA DE QUADRINHOS DE HUMOR EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
EDITORA: |
APPRIS |
AUTORA: |
ILKA DE OLIVEIRA MOTA |
O livro Humorless Approach é resultado de minha tese de doutoramento defendida no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Departamento de Linguística Aplicada (DLA) da UNICAMP. O livro teve como prefacista a professora Doutora Maria José Rodrigues Faria Coracini (UNICAMP/IEL/DL), orientadora da pesquisa. Apoiada no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de cunho materialista na interface com os estudos de S. Freud sobre a comicidade, analiso os modos de abordagem do humor por livros didáticos de inglês (LDs) como língua estrangeira (LE), buscando compreender o seu processo de significação, bem como as concepções de ensino e de língua os atravessam. Há algumas razões que me motivaram a escolher meu objeto de pesquisa. A primeira delas diz respeito ao modo do funcionamento dos quadrinhos de humor (QHs). Os QHs são um tipo de texto que se caracteriza pelo jogo entre os planos verbal e não verbal conjuntamente, o que rompe com a ideia hegemônica de texto como um conjunto de palavras organizadas. A segunda está relacionada ao fato mesmo da comicidade, de seu modo de funcionamento discursivo. Enquanto uma prática de linguagem, o campo da comicidade, do qual deriva o chiste, o cômico e o humor, conforme a distinção estabelecida por Freud (1905), se manifesta, em sua maioria, na relação conjunta entre a materialidade linguística e imagética. Recorrendo a recursos expressivos constitutivos da própria estrutura significante do sistema linguístico (tais como duplicidade de efeitos discursivos, ironia, ambiguidade, equívoco, trocadilhos, jogos de palavras, entre outros), e do sistema imagético (desenho, caricatura, palavras iconizadas, palavras onomatopaicas), o campo da comicidade atesta, pois, o caráter oscilante da língua(gem), desestabilizando-a das estruturações lógico-matemáticas a que ela, muitas vezes, é submetida (FERREIRA, 2000). Acrescente-se, o humor apresenta, em sua constituição, um funcionamento estético específico, na medida em que trata de questões existenciais, entre outras, constitutivas da subjetividade, através de um modo especial de elaboração dos sentidos. Mais precisamente, o campo da comicidade traz em seu bojo processos, considerados estéticos (EAGLETON, 1993), tais como técnicas e procedimentos iguais ou similares ao funcionamento do inconsciente (condensação e deslocamento, por exemplo), capazes de afetar os sentidos (o corpo) de um modo peculiar. É por isso mesmo, como Freud (1905) bem mostrou, o humor não é uma “mera brincadeira”; ele implica, pois, relações subjetivas, sociais e culturais. Ele é “arma” e defesa da subjetividade. |
TÍTULO DO LIVRO: |
O EROTISMO EM MACHADO DE ASSIS |
EDITORA: |
APPRIS |
AUTOR: |
EDINALDO FLAUZINO DE MATOS |
No presente estudo selecionei traços isotópicos que confirmam a presença de erotismo na obra machadiana. O livro é o resultado da análise interpretativa das vicissitudes eróticas manifestas, na ficção do autor, sob profundos sentimentos de erotismo que sucedem de uma obsessão retórica nas mais variadas formas. Os desdobramentos dos interditos eróticos machadianos se formam no contexto da sensualidade e do jogo da sedução. A temática erótica é interpretada por meio dos princípios essenciais da análise interna das narrativas. Neste ensaio, ponderei palavra por palavra, dita e não dita, perscrutando seus sentidos visíveis e ocultos, sugeridos e dissimulados por meio de signos semióticos contextualizados em seus ambientes, situações e condições que incidem dos subsídios textuais apreendidos na perspectiva erótica em Machado de Assis. Apresento, ao leitor machadiano, o erotismo ajuizado sob a conjectura da dualidade, considerando que a fruição erótica não escancara, e sim insinua-se; e está constituída entre a sobriedade e a leveza, por outro lado, alcança os limites da morbidez em contiguidade a uma ironia latente. A proposição do erotismo em Machado de Assis não é vulgarizada e nem é composta sob a conjuntura da gratuidade, pois o autor ajusta causa e efeito. Desse modo, o assunto tematizado é paradoxal, porquanto não se mostra em plenitude e nem se esconde em sua essência. O erotismo na ficção machadiana assume variadas formas, por isso apreende o corpo em conjunto às ideias, ou seja, Machado de Assis desnuda suas personagens física e psicologicamente cuja razão predominante refreia os arroubos passionais gratuitos sem o prejuízo descritivo dos fatos narrados no que diz respeito aos desejos radicados tanto ao corpo (vertical) quanto à especulação psicológica, a consciência (horizontal). |
TÍTULO DO LIVRO: |
CULTURA INDÍGENA, CIÊNCIA E ARTE: EXERCÍCIO DE HIBRIDISMO CULTURAL |
EDITORA: |
TEMÁTICA |
AUTOR: |
GUSTAVO GURGEL DO AMARAL |
A obra é fruto de reflexões acerca do convívio com povos indígenas, a partir de encontros com a educação intercultural. Dividido em dez capítulos, o livro reúne textos de alguns estudiosos, pesquisadores, cientistas, professores, artistas e indígenas que quiseram contar suas histórias, seus costumes, suas lendas, seus contatos com os não-indígenas para estabelecer um diálogo intercultural. |
TÍTULO DO LIVRO: |
A VOZ "DEMONÍACA" ENCENADA:UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO DEATH METAL |
EDITORA: |
PACO EDITORIAL |
AUTOR: |
LUCAS MARTINS GAMA KHALIL |
A voz “demoníaca” encenada: uma análise do discurso do death metal é um estudo que traz como questão a atribuição de determinados sentidos à caracterização da voz, aliada a outros elementos que constituem um discurso. Quando se diz, por exemplo, que uma voz parece “demoníaca”, tal afirmação se legitima a partir de representações imaginárias que circulam como estereótipos em uma sociedade. É com base nessa hipótese que o autor desenvolve análises sobre o gênero musical death metal, negando que a relação entre as materialidades e seus possíveis sentidos seja uma relação natural, a-histórica. O death metal é objeto de pesquisa privilegiado, por assim dizer, para a abordagem da problemática acima descrita. Nesse gênero musical, o famoso enunciado “rock é coisa do capeta” ganha proporções máximas, tendo em vista que as bandas exploram temáticas como violência e satanismo, recorrendo a uma musicalidade marcada, dentre outros fatores, pela extrema distorção das guitarras e pela já mencionada voz aparentemente “demoníaca”. Mais do que uma investigação sobre o death metal, o livro proporciona reflexões sobre como os sentidos são produzidos nas especificidades dos discursos. |
TÍTULO DO LIVRO: |
FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO: À MESA COM OS RIBEIRINHOS |
EDITORA: |
TEMÁTICA |
AUTORAS: |
NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL; NEUSA DOS SANTOS TEZZARI; IRACEMA GABLER; GLÓRIA GRANJEIRO VALLADARES. |
O livro traz receitas típicas de Rondônia e região. É fruto de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos Integrados sobre a Linguagem, Educação e Cultura (GEAL), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e resultado de um conjunto de outros livros já publicados em decorrência do Projeto Alfabetização de Ribeirinhos da Amazônia, realizado há mais de dez anos com o objetivo de motivar os professores a trabalharem leitura e escrita nas comunidades. |
TÍTULO DO LIVRO: |
ENCANTOS DO RIO MADEIRA: HISTÓRIAS RIBEIRINHAS |
EDITORA: |
TEMÁTICA |
AUTORA: |
NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL |
O livro da escritora e professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Nair Ferreira Gurgel de Amaral reconta a história dos personagens do folclore brasileiro e Amazônico que foram contadas pelas crianças ribeirinhas. |
TÍTULO DO LIVRO: |
CARAPANÃ ENCHEU, VOOU: O PORTOVELHÊS |
EDITORA: |
TEMÁTICA |
AUTORA: |
NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL |
O livro “Carapanã encheu, voou: O PortoVelhês” tem mais de mil palavras e expressões de Porto Velho. A obra caracteriza-se por ser um pequeno dicionário com as expressões idiomáticas dos falares dos habitantes da cidade de Porto Velho-RO, nas três ou quatro últimas décadas. Trata-se de um livro que se insere nos estudos linguísticos, com especial interesse da lexicografia e da fonologia, uma vez que estuda o som dessas palavras, bem como seu sotaque que é registrado na maneira desses habitantes se expressarem. |
TÍTULO DO LIVRO: |
BON BAGAY: GLOSSÁRIO PORTUGUÊS/CRIOULO HAITIANO |
EDITORA: |
TEMÁTICA |
ORGANIZADORES: |
MARÍLIA LIMA PIMENTEL COTINGUIBA, GERALDO CASTRO COTINGUIBA E PEDRO IVO SILVEIRA ANDRETTA |
Trata-se do primeiro projeto de um glossário dedicado ao encontro da Língua Portuguesa com o Crioulo Haitiano. A origem do livro é o projeto de extensão universitária Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção de haitianos em Porto Velho, institucionalizado desde 2011 na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O glossário traz 5.276 vocábulos em crioulo haitiano, para acesso a 4.843 expressões equivalentes em português, como falados no Brasil. Para o professor Pedro Andretta, um dos organizadores, “esse glossário é muito mais que um ponto de chegada, essa obra é, também, ponto de inúmeras partidas. Um recomeço”. |
TÍTULO DO LIVRO: |
DISCURSO, SUJEITO E RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE |
EDITORA: |
PONTES |
AUTORA: |
LUCIANA NOGUEIRA |
Excerto do prefácio - quarta capa do livro: Este livro apresenta uma vigorosa reflexão, bem sustentada teórica, metodológica e analiticamente, na Análise de Discurso, em que a ideologia conta fortemente. Toma como objeto de análise relações de trabalho, observando a propaganda, logotipos, discursos diversos, cursos de formação, programas de gestão, o dicionário de competências (manual) da Petrobras. Como se poderá concluir, buscar-se compreender os processos de significação dessas relações é importante procedimento para compreender não só uma empresa, como, mais amplamente, o empreendedorismo. Gesto de observação que não estaciona no imediato, quando se trata da Análise de Discurso, mas abre para considerações mais largas. Fica, pois, aos seus leitores, trilhar o risco da interpretação. Com o benefício de terem a sua disposição uma forte reflexão, sustentada em análises sólidas de materiais extremamente importantes na constituição de um processo discursivo dos mais relevantes na atualidade. Nos muitos sentidos que isto significa, para o Brasil, mas não só. Como poderão ver, ou ler. (Eni P. Orlandi) |
O II Encontro Nacional em Análise de Discurso (II ENADIS) e o I SIMPÓSIO: Conhecimento, História e Língua, por meio de sua Coordenação Geral, apresenta chamada para o lançamento de livros.
A sessão de lançamento de livros tem como objetivo promover a publicação de livros tanto na área de Linguística, de Literatura e áreas afins, em especial, áreas dos outros programas parceiros do ENADIS: Educação, Interdisciplinar, História e Estudos Culturais.
Qualquer dúvida, entrar em contato com a coordenação do evento: enadis@unir.br
Informações
Poderão ser submetidos livros inéditos, ou cuja primeira edição tenha sido publicada nos últimos três anos, com conteúdos que contemplem as trilhas temáticas do evento.
As propostas para lançamento de livros devem ser enviadas até o dia 06 de julho de 2018 e serão avaliadas pela Coordenação Geral do evento.
As propostas serão avaliadas pela coordenação geral do evento e os resultados serão divulgados dia 13/07/2018.
Atribuições do autor:
- Os autores que tiverem suas propostas aprovadas deverão estar presentes no evento para a participação do lançamento de livros e sessão de autógrafos, que acontecerá no dia 26/07/2018, das 14h às 15h30.
- Os autores serão responsáveis pelo transporte dos livros até o local do evento, a acomodação dos mesmos no local previamente estipulado pela organização do ENADIS 2018 e também pela retirada do material ao término da atividade.
- Os proponentes deverão permanecer no local junto aos livros durante toda a atividade para interação com os participantes do evento.
- A comercialização dos livros é de inteira responsabilidade dos autores, podendo eles contarem com o suporte de um livreiro, livraria ou editor.
Atribuições da organização do evento:
- A organização do evento fará ampla divulgação da programação do lançamento de livros. O autor terá direito a 01 mesa com 01 cadeira, placa de identificação com nome do livro e nome do/s autor/es.
- A Coordenação Geral do evento não se responsabiliza por danos eventuais (extravios, roubos, etc.), bem como pelo transporte ou venda do material.
CLIQUE AQUI PARA SUBMETER O LIVRO À SESSÃO DE LANÇAMENTOS DE LIVROS DO II ENADIS